Instituto Boimamão Preservação e Fomento da Cultura

Conhecer para Zelar...

Em 1997, com a aquisição de um antigo engenho de farinha, iniciamos um processo rumo à preservação do patrimônio material e imaterial na pequena Bombinhas, município do litoral centro-norte no estado de Santa Catarina.

Com o compromisso de manter a memória cultural da comunidade – arquitetura, gastronomia, literatura popular, danças, musicas, crenças, artesanato – criou-se em 1998, o Instituto Boimamão, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, para salvaguardar usos e costumes de uma vila de pescadores recém-emancipada. Em 1999, iniciou-se outro desafio: mapear os demais engenhos de farinha dessa região.

Parte deste trabalho resultou no projeto aprovado pelo MinC/IPHAN ( Lei Rouanet) para criação de um Museu Histórico na comunidade de Bombinhas.O Engenho do Sertão, além de atrativo turístico-cultural, tornou-se sobretudo referência histórica da região.Em 2007 foi inserido no cadastro nacional como Museu Comunitário; em 2008 recebeu o selo Cultura Viva; em 2009 tornou-se Ponto de Cultura Escola Terra Engenho do Sertão, em 2013 Ponto de Memória pelo IBRAM/MinC.

Rosane Luchtenberg

Diretora Presidente