NACA

Núcleo de Ação e Criação Artesanal

O objetivo do Núcleo de Ação e Criação Artesanal - NACA ,é oportunizar o aperfeiçoamento de artesãs, com base na cultura Açoriana e na influência de outros grupos étnicos que povoaram o município de Bombinhas e região, transformados em importantes pólos turístico do litoral centro norte de Santa Catarina.  

A implantação do Núcleo em 2012,em parceria com o SEBRAE/SC, estendeu-se às atividades e experiências realizadas pelo Instituto Boimamão, fundamentadas  através da pesquisa e da oralidade. a A parceria estimulou recuperar as técnicas de artesanato em fios - dos bordados, rendas, tramas, cestaria, argila e madeira-  com permutas de conhecimentos práticos entre as artesãs da região, promovemos oficinas de aprimoramento de técnicas tradicionais, de habilidades adquiridas nas comunidades, numa proposta de inclusão e promoção social, sem interferências que possam descaracterizar tais hábitos.

 

O compromisso até 2016, é construir formas de agrupamentos que tenham por base o associativismo primando pelo empreendedorismo; organizar outros núcleos e oportunidades para debates sobre o assunto e sua prática na produção artesanal.